ESCOLA DE SAMBA TABAJARA CARANAVAL 2011
Presidente: Priscila Freitas
Carnavalesco: Flávio Arciole
Carnavalesco: Flávio Arciole
SAMBA ENREDO
SOU TUPI, SOU GUARANI, SOU IANOMÂMI, XAVANTE, CARAJÁ, CAIAPÓ, SOU TABAJARA DO BRASIL
Autores: Rogério Miranda e Kássio Silva
Tabajara
É o canto dos guerreiros ao soar dos maracás
Chocalhando a força da raça
Que explode de alegria pelo ar
O Índio com sua a taba de valor
Tem dentro de si uma cultura ancestral
A pajelança vai ao encontro do “CRIADOR”
É a matéria em processo ritual
Na agricultura se utiliza a coivara
Costume e prática rudimentar
Derrubada a mata e depois queimada
Limpando o solo para se plantar
Ticuna, Guarani e Caetés
A morada coletiva e a malóca
Xavante, Pataxó, Caiapó e Maués
É festa, tem beiju, pirão e tapioca
A dança é feita em volta da fogueira
Com catacá, tore, hori e o javari
Ritos de passagens que vão a noite inteira
Na mata iluminada por Jacy
O urucum faz a pintura corporal
São as mulheres quem preparam a comida
A roupa vem da pele animal
Os Deuses da floresta protegem as suas vidas
Os povos indígenas do Brasil
Falam Tupi, Tapuiais e Macro-Jê
Eu fui à mata, em vim do rio
Em busca de caça pra comer
É o canto dos guerreiros ao soar dos maracás
Chocalhando a força da raça
Que explode de alegria pelo ar
O Índio com sua a taba de valor
Tem dentro de si uma cultura ancestral
A pajelança vai ao encontro do “CRIADOR”
É a matéria em processo ritual
Na agricultura se utiliza a coivara
Costume e prática rudimentar
Derrubada a mata e depois queimada
Limpando o solo para se plantar
Ticuna, Guarani e Caetés
A morada coletiva e a malóca
Xavante, Pataxó, Caiapó e Maués
É festa, tem beiju, pirão e tapioca
A dança é feita em volta da fogueira
Com catacá, tore, hori e o javari
Ritos de passagens que vão a noite inteira
Na mata iluminada por Jacy
O urucum faz a pintura corporal
São as mulheres quem preparam a comida
A roupa vem da pele animal
Os Deuses da floresta protegem as suas vidas
Os povos indígenas do Brasil
Falam Tupi, Tapuiais e Macro-Jê
Eu fui à mata, em vim do rio
Em busca de caça pra comer
2 comentários:
Parabéns a escola, tanto pelo samba-enredo quanto pelo blog. Vicou muito bom.
Queria fazer uma observação à letra do samba. No trecho
"A pajelança vai de encontro ao “CRIADOR”, segunda estrofe, acredito que haja um equívoco. Ir de encontro é chocar ou se opor.
A expressão correta não seria "A pajelaça vai ao econtro do Criador". Da forma como está, o texto mostra a ideia oposta a que se propõe.
E mais vez parabéns a toda a iniciativa, comu no Orkut, blog informativo e tudo mais.
Muito bem observado!
Agradecemos a visita, os elogios e a observação.
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